Data de Hoje
5 October 2024

Mulher de 29 anos morre em cirurgia de mutirão da prefeitura em Mata de São João

A tentativa da prefeitura de Mata de São João em beneficiar a população com mais de mil cirurgias eletivas terminou irregularmente na madrugada deste domingo (29). Aos 29 anos, Arlene Assis Santos morreu durante um procedimento cirúrgico no Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas. Arlene faria uma laqueadura e teve uma convulsão ainda na mesa de cirurgia.

De acordo com relatos de familiares e amigos, a unidade não possuía estrutura para realizar cirurgias e a morte teria sido causada após aplicação errônea da anestesia. “Não tem banco de sangue, nem UTI. Não tinha remédios na hora e os médicos não tinham material para o atendimento de emergência”, afirmou sem querer se identificar. O mesmo acredita ter ocorrido uma imperícia médica, ou seja, falta de técnica necessária para realização do procedimento.

Anunciado em maio como um dos maiores programas de saúde do município, o mutirão de cirurgias eletivas da prefeitura realiza “procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência, como Cirurgias do Aparelho Digestivo, Cirurgias de Reparação de Pele, Cirurgias de Parede, Abdominal, Cirurgias Saúde da Mulher, Cirurgias para Planejamento Familiar e Cirurgias Saúde do Homem. Esses procedimentos fazem parte da rotina dos atendimentos oferecidos à população nos hospitais de todo o país, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde. Os exames de sangue e raios-x serão realizados no Hospital, e ECG na policlínica”.