Governo aprova consórcio vencedor de licitação para VLT do Subúrbio
A proposta econômica, feita no modelo de Parceria Público Privada (PPT), foi aprovada pelo Governo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento total previsto para a implantação do VLT é de R$ 1,5 bilhão. O consórcio vencedor irá implantar trecho de ligação até o Retiro, partindo da Estação de Santa Luzia, passando pela região da Av. San Martim.
“O próximo passo, após a homologação da licitação, é a assinatura do contrato da PPP, no prazo de 30 dias. Após a assinatura, seguimos com o cronograma dos trabalhos preliminares, com a apresentação do projeto, incluindo as interferências na poligonal onde será implantado o VLT, com instalação do canteiro de obras e outros procedimentos”, disse Bruno Dauster, secretário da Casa Civil do Estado. Dauster destacou que as obras começam “cerca de 90 dias após a assinatura do contrato”.
O modal metropolitano, do tipo monotrilho elevado, ligará a região do Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O veículo é movido a energia elétrica e não emite agentes poluentes que agridem o meio ambiente. O equipamento dispõe de ar condicionado e rede Wi-Fi.
A proposta da implantação do VLT, que terá cerca de 20km de extensão e 22 estações, é substituir o atual Trem do Subúrbio. As estações serão desativadas e reaproveitadas como postos da Polícia Militar e outros serviços de atendimento à população.