Data de Hoje
28 September 2024

Em 4 anos, 21 hotéis fecharam em Salvador; setor perdeu 30 mil vagas de emprego

Capital baiana é a 2ª com mais hospedarias fechadas após a Copa de 2014; veja lista

Tinta descascada, fachada com remendos e vegetação que cresce na parede úmida são sinais de abandono que não lembram nem de longe os tempos áureos de alguns hotéis em Salvador. A capital é a segunda no país, entre as que sediaram a Copa do Mundo de 2014, que registrou o fechamento do maior número de hotéis nos últimos quatro anos. Foram 21 unidades fechadas, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), divulgado nesta segunda-feira (6). Em Belo Horizonte (MG), 23 hotéis encerraram as atividades.

Hotel Patamares, Pousada Bayona, Porto Farol Apart Hotel, Belmar Hotel, Pestana Bahia Hotel – um dos mais tradicionais, com 433 apartamentos – e o Tulip Inn estão na lista. Ao todo, estima-se que o setor turístico de Salvador tenha perdido 30 mil vagas de emprego (veja mais abaixo).

Hotel Atlântico, no Jardim de Alah, com pichações e sinais de abandono após fechamento (Foto: Marina Silva/CORREIO)

O Rio de Janeiro teve 13 hotéis com operações encerradas, sem contar outros três que estão fechados, indefinidamente, para reformas. No Sul do país, ainda segundo a Abih, 16 hotéis foram fechados em Porto Alegre e três em Curitiba. Manaus teve quatro hotéis com atividades encerradas, e Cuiabá, sete. Em Brasília, dois não chegaram sequer a iniciar as operações.

Além da hospedagem, houve redução ainda no número de agências de viagens. Antes da Copa do Mundo de 2014, elas somavam em Salvador pouco mais de 200; hoje são, no máximo, 150, segundo informações da representação baiana da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).