Um ano após tragédia, Codecon notifica duas lanchas da travessia de Mar Grande
Irregularidades foram a deficiência no sistema de áudio, como a transmissão de instruções de segurança aos passageiros
Duas embarcações que fazem a travessia Salvador-Mar Grande foram notificadas hoje por prepostos da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor durante a Operação Navegar Seguro, realizada no Terminal Náutico do Comércio, hoje (24) – dia em que se completa um ano da tragédia com a lancha Cavalo Marinho I, que deixou 19 mortos.
Ao todo, seis naus foram vistoriadas. As irregularidades identificadas foram a deficiência no sistema de áudio que transmite as instruções de segurança aos passageiros e a ausência do sistema de som em áreas como os conveses inferior e de popa.
“O próprio CDC prevê que deve haver esse tipo de serviço e tem normativa da Capitania dos Portos que traz essas instruções. Elas podem ser dadas no terminal ou na embarcação, seja por meio dos marinheiros ou de televisores instalados no veículo”, afirmou o diretor-geral da Codecon, Alexandre Lopes.
Em uma das advertências, o órgão municipal também cobrou que uma empresa ofertasse os coletes salva-vidas infantis em local visível.