Data de Hoje
28 September 2024

Uber vai avisar antes a motorista sobre forma de pagamento do cliente

A Uber passará a avisar a motoristas a forma de pagamento que usuários utilizarão antes das viagens serem iniciadas no Brasil. Este novo recurso é um pedido antigo de condutores parceiros do aplicativo, mas pode ter efeito ruim em alguns usuários – corridas poderão ser rejeitadas dependendo do método usado.

Outros apps de mobilidade, como a 99, já fazem essa ação de avisar a forma de pagamento ao motorista. No caso da 99, é bem difícil conseguir corridas se a opção selecionada pelo usuário não for cartão de crédito – o próprio app avisa que o usuário poderá ter que esperar mais tempo se solicitar uma viagem no cartão de débito, por exemplo.

A novidade da Uber passará a ser mostrada após um motorista aceitar uma chamada e antes do passageiro entrar no carro – também será antes do condutor saber o destino da viagem. Não está claro se motoristas que cancelarem muitas viagens serão punidos pelo app, mas é provável que não. Atualmente, o motorista não é informado sobre o pagamento antes de iniciar a viagem.

O recurso é um pedido antigo de motoristas, que apontam que a função pode dar mais segurança no aplicativo. Corridas com pagamento em dinheiro costumam ser elencadas como suspeitas de assaltos pelos condutores.

Por outro lado, é provável que a nova função crie uma contrapartida a usuários: a rejeição de corridas com pagamentos em cartão de débito ou em dinheiro deve aumentar com o recurso. Isso pode afetar principalmente usuários de baixa renda ou quem não tem um cartão de crédito – dessa forma, teria que voltar a comprar aqueles cartões “pré-pagos” com créditos para inserir no app.