Campanha de vacinação contra polio e sarampo é prorrogada até sexta (21)
Prorrogou. A campanha nacional de vacinação contra polio e sarampo foi estendida até a próxima sexta-feira (21). A decisão foi divulgada na manhã desta segunda-feira (17) pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) – o estado está perto de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura no estado.
Até aqui, 131 dos 417 municípios não conseguiram atingir a meta de vacinação. No momento, a Bahia conta com 785.585 crianças imunizadas contra a poliomielite e 786.274 vacinadas contra o sarampo. O objetivo da Sesab é alcançar 849.361 crianças para cada vacina.
De acordo com o coordenador do programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, a orientação é de que os municípios que ainda não atingiram a meta deem continuidade à vacinação.
“Além disso, a confirmação do caso importado de sarampo, no município de Ilhéus, reforçou a necessidade de ampliar o prazo para que aqueles que não levaram as crianças para vacinar, possam fazer isso dentro do novo prazo”, esclareceu.
Casos de sarampo
Até 10 de setembro, 1.673 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.326 casos e 7.738 em investigação, e em Roraima com o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.
Há poucos dias, a Bahia registrou seu primeiro caso de sarampo em 2018. O caso aconteceu na cidade de Ilhéus, no extremo-sul, onde um homem de 38 anos, que trabalhava na construção civil na cidade de Ilhéus, foi diagnosticado com a doença.
Veja a lista de postos de onde se vacinar em Salvador: