Se tornou a primeira sacerdotisa da religião de matriz africana a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Imortal na literatura desde 2013, hoje nos deixa cravando seu nome entre as maiores personalidades da história da Bahia.
Rui Costa e ACM Neto lamentam morte de mãe Stella de Oxóssi
O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, usaram as suas redes sociais para lamentar a morte da mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. A sacerdotisa faleceu na tarde desta quinta-feira, 27, devido a um quadro de infecção.
Por meio do Twitter, Rui Costa disse que se sentia triste e que a ialorixá sempre atuou contra a intolerância religiosa e o racismo. O governador também relembrou a trajetória acadêmica de mãe Stella, que foi a primeira sacerdotisa de religião africana a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia, e afirmou que a Bahia sentirá falta dela.
“Que seus ensinamentos e a paz que tanto pregou continuem sempre conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos e filhas e filhos de santo de Mãe Stella. Sem nenhuma dúvida, vai fazer muita falta à Bahia”, declarou.
Já ACM Neto, que também se pronunciou nas redes sociais, afirmou por meio da assessoria que tanto a Bahia quanto o Brasil perderam uma das suas maiores representantes religiosas. O prefeito destacou ainda o trabalho social realizado na capital baiana e a contribuição intelectual de mãe Estela, que produziu diversos trabalhos sobre a herança africana.
“Profunda estudiosa do universo dos orixás e intelectual ativa, Mãe Stella nos lega ainda, uma prolífica obra, expressa em livros e artigos, sobre a nossa herança africana. É uma estrela que nos guiou na terra e agora sobe para brilhar no céu. Que Deus conforte os familiares e amigos de Mãe Stella neste momento de profunda dor”, escreveu em nota.