Data de Hoje
27 September 2024

Câmara define oradores da sessão Itinerante em Brotas

Projeto acontece nesta segunda-feira (3), às 14h, no Colégio Estadual Luiz Vianna

A Câmara já definiu o nome dos oradores que vão participar da sessão Itinerante, nesta segunda-feira (3), às 14h, no Colégio Estadual Luiz Vianna, na Rua Waldemar Falcão, nº 7, no bairro Brotas. O projeto atua em diversos bairros da cidade e, neste biênio, agirá de forma didática, esclarecendo aos alunos das escolas públicas sobre a importância do voto.

Vão fazer uso da palavra Silvio Pereira, da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Toque na Bola de Olho na Escola; Marcos Sampaio, do Conselho de Moradores do Alto do Cruzeiro de Cosme de Farias; e Douglas Alcântara, da Associação Amsar.

Também estão inscritos como oradores Fernando Batista, da Associação Desportiva dos Coroas da Polêmica; Jorge Luís de Jesus, representando a entidade Linbrotas; Alexandre Pilan, da Associação Asmalavilaste; e Jerônimo Santana, do Candeal Voluntário.

A primeira edição do Câmara Itinerante desse biênio contemplará as localidades pertencentes às áreas da Prefeitura-Bairro de Brotas: Acupe, Boa Vista de Brotas, Candeal, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Luiz Anselmo, Matatu e Vila Laura.

Parlamento

Coordenador-executivo do projeto, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) destacou a importância do Câmara Itinerante para a cidade e afirmou que os vereadores estão cumprindo o seu papel, aproximando ainda mais a Câmara do cidadão de Salvador.

“Em paralelo a isso, estimulamos os jovens a conhecerem a política e os trabalhos que são desenvolvidos no Parlamento”, acrescentou Suíca.

O vereador destacou ainda a necessidade de “trabalhar para que, no futuro, o povo de Salvador seja mais discursivo e propositivo, com elevada qualidade nos debates sobre a cidade”.

 

_____________________________________________________

 

Ouvidoria da Câmara debate

saúde para todos no bairro do Garcia

Encontro acontece na próxima terça-feira (4), às 14h, no auditório do Centro Pastoral Bom Pastor

Por iniciativa da ouvidora-geral da Câmara, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a Ouvidoria da Câmara e o Fórum Inter-Religioso de Saúde de Salvador promovem uma audiência pública com o tema “Políticas públicas e resistência pelo direito à saúde para todos”. O debate acontece nesta terça-feira (4), às 14h, no auditório do Centro Pastoral Bom Pastor, no bairro do Garcia.

O evento tem como objetivo debater sobre a garantia do direito à saúde para toda a população. A manifestação surgiu da Pastoral da Saúde, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

“Embora seja um direito do cidadão e cidadã, os serviços de saúde pública em Salvador necessitam urgentemente de uma intervenção dos poderes públicos. É um direito assegurado, mas ineficiente”, afirma a ouvidora-geral Aladilce Souza. Ela acrescenta que “a população mais vulnerável da cidade é quem acaba sendo mais afetada”.

Conforme Aladilce, a audiência visa debater profundamente esse problema. “Nesse sentido, a nossa expectativa é a de que tanto o governo do estado quanto a prefeitura de Salvador somem esforços para encontrar caminhos, junto com a sociedade civil organizada e demais órgãos, que nos levem a soluções definitivas”, completou.

Direitos sociais

O Fórum Inter-Religioso de Saúde de Salvador é uma iniciativa de vários credos religiosos. Tem como compromisso mobilizar e solidarizar-se com a população na defesa de seus direitos sociais. A entidade, fundamentalmente, contribui e promove uma visão ampliada sobre a questão da saúde, defendendo as justas reivindicações dos usuários e profissionais dos serviços públicos de saúde de Salvador.

A Ouvidoria da Câmara levará para o encontro toda a sua estrutura de funcionamento, podendo receber as reclamações, as solicitações e as sugestões dos cidadãos. As reivindicações apontadas serão encaminhadas para os órgãos competentes para que sejam solucionadas.

_____________________________________________________

 

Duas sessões noturnas movimentam a

Câmara na primeira semana de junho

Téo Senna lembra os 154 anos da Batalha do Riachuelo e Marcos Mendes homenageia Othon Bastos

Duas sessões noturnas movimentam o Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, na primeira semana deste mês de junho. Por iniciativa do vereador Téo Senna (PHS), a Casa realizará na quinta-feira (6), a partir das 19h, uma sessão especial pela passagem dos 154 anos da Batalha do Riachuelo.

Na sexta-feira (7), a Câmara vai homenagear o ator Othon Bastos concedendo-lhe o Título de Cidadão de Salvador. A horaria será entregue em sessão solene, também às 19h. A iniciativa é do vereador Marcos Mendes (PSOL). O homenageado nasceu em Tucano, interior baiano.

_____________________________________________________

 

Vladimir Bomfim promove espetáculo
musical no Centro de Cultura

 

Projeto “Violão na Câmara” terá duas edições

O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador recebe nos dias 4 de junho e 16 de julho, às 16h30, o músico baiano Vladimir Bomfim, que apresenta recital de violão intitulado Violão na Câmara.

O espetáculo, com entrada franca, sugere uma viagem sonora ao fascinante universo da música instrumental para violão, traçando um panorama que vai desde o repertório renascentista da Vihuela de Luiz de Narvaez até os “grandes clássicos” de Francisco Tarrega, Heitor Villa-Lobos e Isaac Albéniz.

Natural de Salvador, Vladimir Bomfim é instrumentista, compositor, arranjador e produtor, tendo desenvolvido projetos autorais e interpretativos dos mais diversos. Seu trabalho, premiado nacional e internacionalmente, levou ele a morar na França e na África para divulgar a música brasileira entre os anos de 2000 e 2013.

Sua polivalência o levou a atuar com o cinema, teatro e diferentes universos musicais, com destaque para grandes formações tais como a Opéra National de Strasbourg, Orquestra Sinfônica da UFBA, Camará Ensemble, Orchestre Philharmonique de Strasbourg, já tendo trabalhado em colaboração com compositores, diretores e intérpretes, como Aldo Brizzi, Gaël le Billan, Lia Robatto, Fernando Fiszbein, Jan-Lathan Koenig, Duo Robatto, Niel Beardmore, Sylvain Courtney, Philippe Mouratoglou e Ivan Fedele, entre outros.

_____________________________________________________

 

Centro de Cultura recebe a exposição “Abrigo”

 

Mostra reúne fotos de performances de alunos da Universidade Federal do Recôncavo

O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador recebe a mostra de fotografias “Abrigo” a partir desta segunda-feira (3), às 14h. A exposição, com entrada franca, reúne fotos que retratam performances de alunos licenciados do curso interdisciplinar em artes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A mostra pode ser vista até o dia 13, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h.

A programação de abertura da exposição contará com a apresentação de dança do aluno licenciado do curso interdisciplinar em artes da UFRB, Rony Monteiro, às 16h. A performance será baseada na dinâmica e no tema da exposição.

 

Inspiração

 

De acordo com os organizadores da exposição “Abrigo”, Ailton Queiroz e Lucas Nascimento, ambos licenciados do curso interdisciplinar em artes da UFRB, “a exposição nasce pela necessidade de compreender como dialogar sobre afeto-proteção no atual cenário sociopolítico, em que corpos discentes continuam sendo marginalizados”.

Como completam os organizadores, “é na tentativa de diálogo com o outro que nós explodimos a nossa bolha social para criar teias e redes de afeto-proteção”.

_____________________________________________________

 

Câmara recebe alunos da Fundação

 Bradesco de Cajazeiras

 

Estudantes conheceram o Memorial e o Plenário Cosme de Farias

A Câmara Municipal de Salvador recebeu a visita de alunos da turma do 8º ano da Fundação Bradesco de Cajazeiras, na manhã desta sexta-feira (31). Os estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, conheceram o acervo histórico do Memorial do Legislativo Municipal e o Plenário Cosme de Farias. Outra turma está agendada para visitar o paço Municipal nesta segunda-feira (3).

De acordo com a professora da turma, Natalie Barreto, é importante que os alunos conheçam a história política e governamental do país, assim como o local onde os projetos de lei são votados, dando origem às leis. “É importante investir em conhecimento. Com isso, os estudantes podem despertar para investir na formação política”, comenta.

A docente contou que a ideia de realizar a visita surgiu a partir dos assuntos aplicados em sala. “Estamos trabalhando o Iluminismo e, dentro desse período, com destaque para a divisão dos poderes. Então, os alunos precisam compreender melhor como está a divisão desses poderes, qual a representação do Legislativo e qual a importância disso na vida deles”, concluiu a professora Natalie, que estava acompanhada da orientadora da turma, Vanuza Rodrigues.