Data de Hoje
27 September 2024

Governadores dizem não ter ‘plano B’ se estados ficarem fora da reforma

Os tucanos João Doria (SP), Eduardo Leite (RS) e Reinaldo Azambuja (MS) se reuniram nesta segunda com o relator da proposta na Câmara

Os governadores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul disseram nesta segunda-feira, 3, que não contam com um “plano B” caso estados e municípios não sejam incluídos na reforma da Previdência. O trio participou de reunião com o relator da reforma na Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB), sobre o assunto.

“Os três governadores do PSDB manifestam de maneira clara e objetiva o apoio de maneira integral à reforma da Previdência e à manutenção de estados e municípios. Os governadores entendem de que não há o menor cabimento em destacar estados e municípios da reforma”, afirmou João Doria (PSDB). “Não tem plano B, é plano A de aprovação. Não há outra perspectiva, na nossa avaliação”, acrescentou.

“Não parto para nenhum plano B antes de esgotarmos o plano A”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Segundo ele, todos pagam a conta quando um único Estado “não faz o dever de casa”. “Quando chama a União para socorrer, todos os brasileiros pagam a conta”, disse.

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que os Estados podem, se ficarem de fora da reforma, aprovar um projeto em assembleia igualando as alíquotas da União, mas afirmou que é necessário ganhar tempo, diante da crise atual.