Data de Hoje
25 September 2024

Grupos de Whatsapp bolsonaristas pressionam Barroso a pedir vistas no processo de segunda instância

O administrador de uma das maiores plataformas de grupos desse tipo, o ZapBrasil, que até recentemente se chamava ZapBolsonaro, convocou seus integrantes para que liguem e mandem e-mails ao gabinete do ministro do STF

O ministro Luís Roberto Barroso – Foto: Carlos Moura SCO STF

A rede bolsonarista está se movimentando para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de evitar a aprovação da tese que impede a prisão de condenados em segunda instância, que está sendo apreciada na Corte. A ação pode beneficiar o ex-presidente Lula.

Grupos de Whatsapp, ligados a Jair Bolsonaro, prevendo que a manutenção da prisão de condenados em segunda instância tem grandes chances de ser derrotada no STF, resolveram recorrer à tentativa de protelação, de acordo com informações da coluna de Chico Alves, do UOL.

O administrador de uma das maiores plataformas de grupos de Whatsapp, o ZapBrasil, que até recentemente se chamava ZapBolsonaro, convocou seus integrantes para que liguem e mandem e-mails para o gabinete do ministro Luís Roberto Barroso. A ideia é pedir que ele peça vistas no processo na sessão desta quarta-feira (23). “Isso vai provocar o adiamento do mesmo”, explica o texto.

Proximidade

A escolha de Barroso para a missão tem uma explicação. No final de setembro, diálogos divulgados pelo jornalista Reinaldo Azevedo e pelo editor do The Intercept Brasil, Leandro Demori, revelaram proximidade entre o ministro e o procurador Deltan Dallagnol, a ponto de o juiz ter se tornado uma espécie de consultor do procurador. O chefe da força-tarefa da Lava Jato foi um dos que mais contribuíram para a prisão de Lula.