Data de Hoje
25 September 2024

Vacina contra HPV atingiu apenas 21% do público esperado no Brasil

O ministério da saúde divulgou dados indicando que apenas 21% do público esperado recebeu a imunização da vacina do HPV para meninos na rede pública, após três anos desde o início da oferta. As informações da pasta revelam que um em cada cinco adolescentes de 11 a 14 anos tomaram a vacina.

O HPV potencializa as chances de câncer de colo de útero, mas também pode causar outros tipos de tumores, como os de pênis, ânus, garganta, vulva e vagina. Segundo o Estadão, em 2014, a vacina começou a ser ofertada para meninas no Sistema Único de Saúde (SUS) e teve a indicação ampliada para meninos no início de 2017.

De acordo com a reportagem, a cobertura da imunização contra o HPV entre meninos é menor do que a observada em meninas, que também é considerada baixa. Entre o público feminino, o porcentual de adolescentes que tomaram as duas doses do imunizante desde que a vacina foi incorporada na rede pública é de 42%. A meta do ministério para ambos os casos é que a cobertura chegue a 80%.

O público alvo da vacina contra o Papilomavírus humano (HPV) são meninos com idade entre 11 a 14 anos. Apenas 17,83% do público alvo na Bahia recebeu as duas doses da imunização e consequentemente está imunizado por completo. Esse índice considera o período a partir de quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde (SUS), há dois anos, até maio de 2019.