A forte chuva, que atinge Salvador, desde a madrugada desta terça-feira (26/11), tem deixado um rastro de caos em diversas ruas da capital baiana. A situação fez com que a Defesa Civil (Codesal) emitisse o alerta máximo.
Segundo nota encaminhada à imprensa, “devido notificação CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) de risco muito alto para deslizamento e continuidade de chuva forte próximas horas”.
ACOMPANHE MINUTO A MINUTO
A Codesal ainda ressaltou que “visto cumprimeto do Protocolo Plano Preventivo de Defesa Civil, acionará o Sistema de Alerta e Alarme de Calabetão e Baixa Cacau, Baixa de Santa Rita, Vila Picasso, Voluntários da Patria e Bom Jua”.
VÍDEO
O coordenador da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, pede ainda para que os moradores das áreas das sirenes acionadas saíam imediatamente de suas casas. Ele recomenda que procurem a escola municipal mais próxima.
No bairro do Imbuí, parte do estacionamento de um prédio desabou com as chuvas fortes.
Na Avenida ACM, passageiros tiveram que deixar o ponto de ônibus onde estavam e precisaram se isolar numa passarela.
Um dos principais cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda, também acabou afetado pela forte chuva. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver a água ‘jorrando’ em uma das paredes que dá acesso ao Elevador.
VÍDEO
Na Avenida Heitor Dias, uma ‘corrente humana’ foi formada para que duas passageiras fossem resgatadas de um veículo, parcialmente coberto pela água da chuva.
VÍDEO
Em um dos elevadores da Estação do Campo da Pólvora, em Nazaré, a situação também é complicada.
VÍDEO
No bairro de Amaralina, a estrutura de uma casa cedeu e o material foi parar na rua, interditando parte da via (em direção a Itapuã).
VÍDEO