Data de Hoje
23 November 2024

Atenção ministério público transporte clandestino em alta velocidade mata idoso em Itapuã

Um idoso de aproximadamente 65 anos de idade, morreu atropelado por uma van que fazia transporte clandestino em Salvador. O acidente aconteceu na avenida Dorival Caymmi sentido Orla, no começo da manhã deste sábado (30). A policia militar e agentes da Transalvador estão no local fazendo a preservação da área até que seja realizada a perícia.

Ainda de acordo com populares, o veículo estava com os pneus carecas que caracteriza infração grave conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e tem valor de R$ 195,23. Por ser grave, essa infração não pode ser convertida para advertência.

A equipe do ClickNotícias há meses vem denunciando a omissão dos órgãos fiscalizadores que tem deixado transportes em situação irregular colocar a vida do soteropolitano em risco todos os dias. Em julho deste ano, o presidente da República Jair Bolsonaro saneou sem vetos a nova lei que aumenta a punição para transporte pirata.

Segundo a lei, o transporte pirata, seja de ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas ou bens, passa a ser classificado de infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na carteira de habilitação, além da remoção do veículo como medida administrativa. O CBT também classifica o transporte escolar ilegal de infração grave, e o de pessoas e bens como infração média.

Em Salvador, a presença dos clandestinos virou comum nos principais pontos comerciais da cidade na região próximo ao Shopping da Bahia, avenida Suburbana e avenida Carlos Gomes. É necessário que medidas preventivas principalmente nesse final de ano, onde o comércio está aquecido sejam adotadas para que acidentes como o que vitimou esse idoso sejam extintos.