Data de Hoje
23 September 2024

“Lava Jato destruiu empresas”, diz presidente do STF, Dias Toffoli

Segundo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a Operação Lava Jato destruiu empresas —o que, em sua opinião, “jamais aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo”.

Ele falou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “A Lava Jato foi muito importante, desvendou casos de corrupção, colocou pessoas na cadeia, colocou o Brasil numa outra dimensão do ponto de vista do combate à corrupção, não há dúvida. Mas destruiu empresas. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos. Jamais aconteceu na Alemanha”, declarou.

E seguiu: “Nos Estados Unidos tem empresário com prisão perpétua, porque lá é possível, mas a empresa dele sobreviveu. A nossa legislação funcionou bem para a colaboração premiada da pessoa física. Mas a da pessoa jurídica não ficou clara. Então nós criamos um comitê interinstitucional para dar uma solução para esse problema. Muitas vezes o Judiciário pode ter essa função extrajudicial. Pela respeitabilidade, pode ser um árbitro para proposições e solução de problemas”, acrescentou.

Conforme o presidente do STF, “tem pessoas e áreas de excelência funcionando muito bem”. Não quis dizer quais são, mas reiterou: “São áreas de excelência, têm feito belíssimos trabalhos, têm tido diálogos com as instituições o tempo todo”, concluiu.