Participantes temem perder vaga nas universidades após erro na correção do Enem 2019
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, reconheceu que houve erros na correção dos gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Para ele, houve “inconsistência” na transmissão das informações, pois quem fez uma prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse outra cor. Após confusão na correção, os candidatos passaram a ficar apreensivos com a possibilidade de perder vaga em universidades federais.
O Inep, por sua vez, manteve o prazo de inscrição no Sisu, que utiliza o desempenho no Enem para ofertar as 237 mil vagas em universidades federais. O período de inscrição vai de terça-feira (21) até sexta-feira (24).
Inicialmente o erro teria atingido apenas a correção de gabaritos do 2º dia, quando houve provas de ciências da natureza e matemática. Mas neste domingo (19), O Inep afirmou que será feita a revisão nos dois dias do Exame. O Instituto afirmou que, nesta segunda-feira (20), vai divulgar o resultado da análise feita para identificar os erros na correção das provas do Enem 2019.