Um jovem de 21 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (4), suspeito de ter colocado fogo em um ônibus do transporte urbano de Salvador na noite de terça-feira (3).
O coletivo foi incendiado entre a Avenida Oceânica e Rua Professor Sabino Silva, no bairro de Ondina. [Veja vídeo abaixo]
Ônibus é atingido por incêndio em Salvador
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), militares patrulhavam a região do Calabar quando receberam informações de que um criminoso atacaria outro ônibus.
O suspeito foi cercado e capturado quando tentava fugir. Com ele foram apreendidos uma garrafa com gasolina, 50 trouxas de maconha, 49 pedras de crack e munições calibre 45. O caso foi registrado na Central de Flagrantes.
Reparos e segurança
Técnicos fizeram troca de fios em Ondina, após ônibus ser queimado no bairro — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
Ainda na manhã desta quarta, quem passa por Ondina, pela região da Rua Professor Sabino Silva, consegue notar os vestígios do incêndio no coletivo. Marcas do incêndio no chão, grama queimada e até resquícios dos fogos de artifícios usados para assustar as pessoas. Ninguém ficou ferido.
Além disso, houve um forte reforço na segurança do local com a presença de vários policiais militares.
Marcas do incêndio no chão, grama queimada e até resquícios dos fogos de artifícios usados para assustar as pessoas em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
Os fios de alguns postes instalados na região foram atingidos pelas chamas e precisaram ser trocados na manhã de segunda-feira. Não há detalhes se serviços como telefone, internet e energia, foram afetados na região.
Na terça-feira, dia do ataque ao coletivo, testemunhas informaram que o ônibus foi incendiado por pessoas encapuzadas, que invadiram o veículo. No local, foram encontradas garrafas de álcool. O incêndio foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Policiamento reforçado no bairro de Ondina, em Salvador — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
Motivação
Ainda não há informações do que motivou o incêndio do coletivo. Além do incêndio, dois ônibus foram apedrejados na Avenida Centenário, também na noite de terça-feira. A polícia não informou se há ligações entre os dois casos.
As ações acontecem depois que um homem foi morto a tiros no Calabar, bairro vizinho a Ondina, na tarde da segunda-feira (2). Na noite do mesmo dia, um grupo atravessou um ônibus na pista e colocou fogo em objetos.
Segundo a base comunitária, o grupo expulsou os passageiros, o motorista e o cobrador, e danificaram para-brisas, janelas e outras partes do coletivo antes de atravessá-lo na pista.
G1 Bahia.