Data de Hoje
28 September 2024

Aprenda a congelar os alimentos da maneira certa e evite o desperdício

Em época de quarentena, por causa da pandemia do novo coronavírus, saber congelar os alimentos da forma correta pode fazer toda diferença. Esse hábito evita o desperdício e ainda garante a organização eficiente da rotina alimentar. Para te ajudar nesta tarefa, o iBahia conversou com  Carla Barreto, nutricionista e professora do curso de Gastronomia da UNIFACS.
A especialista respondeu as dúvidas mais comuns sobre congelamento de alimentos. Confira:

Foto: reprodução / Thinkstock
1- Posso congelar pratos já cozidos?​
Sim. Resfrie os alimentos que foram preparados à quente ou que estão em temperatura ambiente antes de serem congelados. Congele sempre porções menores de alimentos, pois isto facilita o resfriamento, o descongelamento e o consumo.
2- Existe algum recipiente mais adequado para congelamento? Se sim, quais são as características?​
Sim. O vidro temperado por ser higiênico, resistente e seguro, não trincando ou quebrando durante o congelamento ou descongelamento por conta da temperatura, ou expansão do alimentos no seu interior.
3- Quais vegetais podem ser congelados e de que forma?​
Quase todos os legumes podem ser congelados, mas é necessário realizar o branqueamento. Hortaliças que são consumidas cruas não devem ser congeladas. O ideal é optar pelo processo de conservação branqueamento, que consiste em um cozimento por curto período e em seguida um resfriamento.
 
4- Como se congela carnes?​
As carnes devem ser limpas e as partes não comestíveis ( como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser proporcionados em quantidades que serão consumidas após descongelamento correto.
5- Como congelo molhos?​

Em um recipiente hermético ou nos sacos para congelamento com fecho hermético. Dessa forma, ele terá conservação de 4 a 6 meses sem perder o sabor, desde que não tenha mudança na temperatura.  É importante na hora de aquecer agitar constantemente para não coagular o creme.