Auxílio de R$ 1.200: mães podem emitir CPF dos filhos por e-mail
A s mães chefes de família que se inscreveram no programa de auxílio emergencial do governo federal e precisam emitir o CPF dos filhos menores de 16 anos podem fazer o pedido pela internet. A medida começa a valer a partir desta terça-feira (14/04) para evitar aglomeração nos bancos e unidades da Receita Federal.
O governo estabeleceu uma regra diferente para mulheres chefes de família. Para essas mães, que têm pelo menos um filho menor de 18 anos, o pagamento será de cota dupla. Para isso, tanto as mulheres quanto os filhos precisam ter o CPF regularizado.
Tire suas dúvidas sobre como, quando e onde receber o auxílio emergencial de R$ 600.
A emissão do CPF é gratuita e pode ser feita por e-mail. Cada estado tem um endereço específico para receber o pedido (veja a lista no fim da reportagem).
A mãe deve enviar por anexo o RG e o dos menores (ou certidão de nascimento), o termo de tutela ou guarda, título de eleitor, comprovante de endereço e foto de rosto atualizada.
O pedido de emissão do CPF aos menores de 16 só pode ser feito se a mãe estiver com o título de eleitor regularizado. Caso contrário, ela vai precisar procurar a Receita Federal.
Veja os endereços de e-mail:
- 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) [email protected]
- 2ª Região Fiscal (ACM AM, AP, PA, RO e RR) [email protected]
- 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) [email protected]
- 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) [email protected]
- 5ª Região Fiscal (BA e SE) [email protected]
- 6ª Região Fiscal (MG) [email protected]
- 7ª Região Fiscal (ES e RJ) [email protected]
- 8ª Região Fiscal (SP) [email protected]
- 9ª Região Fiscal (PR e SC) [email protected]