Urgente! Idosos podem perder benefício do INSS se forem para rua ? Entenda
Aposentado na rua, pode perder o benefício do INSS? O INSS publicou nota desmentindo a informação que circula pelas redes sociais, dizendo que o aposentado acima de 60 anos que estiver circulando na rua, nessa época de coronavírus, terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado.
A MP 922, citada na mensagem falsa, altera a legislação e permite, entre outros pontos, que o INSS conceda auxílio-doença sem perícia médica para os trabalhadores enquanto durar a pandemia de Coronavírus.
“O INSS reitera que vem tomando uma série de medidas para assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos, para evitar que se exponham ao risco de contágio do coronavírus”, afirma o instituo em nota.
Foi anunciada pelo INSS a suspensão do atendimento nas agências do país, a princípio, até o início de abril.
O fechamento dos postos de atendimento ocorre em meio a um cenário de caos que começa a se instalar nas agências com a redução do quadro de funcionários devido à dispensa de servidores que estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da gripe provocada pelo Coronavírus.
Muitos servidores do INSS possuem mais de 60 anos e, por prevenção, estão trabalhando de casa.
O INSS já tinha anunciado a suspensão de parte do atendimento nas agências por 15 dias, contados a partir desta quarta, conforme portaria publicada no “Diário Oficial da União”.
Os segurados podem ter acesso aos serviços pelo Meu INSS (site gov.br/meu inss ou aplicativo para celular) ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h horas.
Afastamento
O governo informou que pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento quando o empregado estiver com Coronavírus. Hoje, quem paga o salário neste período de afastamento por doença do profissional que tem carteira assinada é o patrão.
Segundo Brunco Bianco, secretário de Previdência, no caso do auxílio-doença sem que seja feita perícia médica, será necessário enviar o atestado ao INSS, pela internet. O trabalhador terá de acessar o Meu INSS ou baixar o aplicativo.