Ocupação da UTI pediátrica em Salvador atinge marca de 70%: “Nunca tivemos um número tão alto”
ACM Neto citou retomada das aulas, que foi alvo de discussão há 12 dias
As taxas de ocupação das UTIs Covid em Salvador tem registrado quedas interessantes, mas nesta quarta-feira (14) os leitos pediátricos ficaram com apenas 30% de disponibilidade. O número alto foi registrado pela primeira vez na capital baiana e chamou atenção do prefeito ACM Neto que se pronunciou.
“Houve um aumento significativo da demanda de internamentos pediátricos, por conta da Covid. Com todo esse debate, se escola deve ou não deve voltar, aqui em Salvador nós chegamos a 70% de ocupação dos leitos de UTI pediátricos. Nunca tivemos um número tão alto como esse, dos leitos pediátricos. Os leitos de adulto continuam sob controle, mas há aumento de casos graves que envolvem crianças”, disse o gestor.
Há 12 dias, Neto anunciou que os protocolos para retomada das aulas da rede municipal já haviam sido definidos. “Eu acho que já é possível começar a construir uma perspectiva, com muitos cuidados, critérios, regras e prazos. Está na hora da gente sentar para ver a retomada da educação”, falou o prefeito.
Rebatendo o posicionamento do chefe do Executivo municipal, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo, argumentou que “a situação é muito grave pra se falar em retomada”. Elza ressaltou também que a afirmação era “preocupante”, além de considerar que “o prefeito está se precipitando”.
P Notícias