Anvisa autoriza retomada de testes da CoronaVac
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (11), que os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan serão retomados no Brasil.
“A ANVISA informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan. A ANVISA entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG [evento adverso grave] inesperado e a vacina”, diz, em nota, a agência.
Os testes haviam sido suspensos após a morte de um dos voluntários. Na ocasião, a Anvisa, sem dar detalhes, informou a suspensão por causa de um “evento adverso grave”. Logo depois, foi verificado que a morte do voluntário foi um suicídio.
O caso endossou o embate político entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Dória. Após ser anunciado que a causa da suspensão do teste era por causa da morte de um dos voluntários o presidente escreveu em sua rede social.
“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Doria queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”, escreveu Bolsonaro.