Casos de Aids diminuem no Brasil; taxa de mortalidade da doença também caiu
O número de casos de infecção por Aids caiu nos últimos anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, foi observado que a taxa de detecção da doença no país passou de 21,9/100 mil habitantes em 2012, para 17,8/100 em 2019, representando um decréscimo de 18,7%.
Ainda conforme a pasta, a taxa de mortalidade também teve queda de 17,1% nos últimos anos. Em 2015, 12.667 pela doença foram registrados; já no passado, foram 10.565.
Para o Ministério da Saúde, ações como a testagem para a doença e o início imediato do tratamento, em caso de diagnóstico positivo, são fundamentais para a redução do número de casos e óbitos.
Nesta terça (1/12), o Ministério lançou a Campanha de Prevenção ao HIV/Aids em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Na ocasião, o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira, reforçou os ganhos do diagnóstico precoce da doença. “Em 2019, cerca de 135 mil brasileiros não conheciam seu diagnóstico. Hoje, esse número reduziu a menos de 100 mil. Isso mostra que estamos buscando cada vez mais o diagnóstico”, disse ele.
A campanha deste ano também incentiva a busca pelo diagnóstico e tratamento da doença, reforçando que a camisinha é a forma mais fácil e simples de se prevenir contra o HIV. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido.
Aratu online