Idosos acima de 79 anos enfrentam fila quilométrica no 5º Centro de Saúde para a vacinação contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19, em Salvador, nesta quinta-feira (4/3), atende aos idosos que têm 79 anos ou mais. A imunização acontece entre as 8h e as 17h. A procura pelo medicamento, desde o início da manhã, é muito grande. Um dos postos de aplicação, o 5º Centro de Saúde, no Vale dos Barris, está com uma fila quilométrica que atinge a região do Shopping Barra.
Antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação é indispensável verificar se o nome do idoso está habilitado a receber a dose. A lista está disponível no site da http://www.saude.salvador.ba.gov.br
Caso não esteja será necessário fazer o recadastramento pelo site: recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br.
VACINA EXPRESS
Os idosos com 79 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). Serão ofertadas por dia 150 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.
Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.
TRABALHADORES DE SAÚDE CADASTRADOS
A partir de amanhã (04), os trabalhadores da saúde cadastrados no site da Secretaria (www. saude. salvador. ba. gov. br) e que ainda não haviam tomado a primeira dose também já podem buscar um dos pontos de vacinação para serem imunizados, portando cópia do último contracheque, nota fiscal ou contrato social PJ, e documento oficial com foto.
Segundo a Prefeitura, está temporariamente suspensa a aplicação da 1ª dose para profissionais de saúde não cadastrados.
2ª DOSE
A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para profissionais de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.
Confira as regras e pontos de vacinação:
1ª DOSE IDOSOS 79 ANOS OU MAIS
Drivers:
5ª Centro de Saúde
Parque de Exposições
Escola Baiana de Medicina – Campus Cabula
Ponto Fixo:
USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas)
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
5ª Centro (Barris)
2ª DOSE IDOSOS
Drive
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Ondina
Arena Fonte Nova (Acesso Dique)
Atakadão Atakarejo – Subúrbio
Ponto Fixo
USF Vista Alegre
UBS Nelson Pihaui Dourado (Águas Claras)
USF Resgate
USF Federação
1ª DOSE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE CADASTRADOS
Drivers:
Universidade Católica de Salvador – Pituaçu
Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas
Pontos Fixos:
Universidade Católica de Salvador – Pituaçu
Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas
2ª DOSE TRABALHADORES DA SAÚDE
Drivers:
Unijorge – Campus Paralela
USF San Martim III
Centro de Convenções
Pontos Fixos:
USF Eduardo Mamede (Mussurunga)
UBS Castelo Branco
USF Colinas de Periperi
CSU Pernambués
Unijorge – Campus Paralela
SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVA
O pré-cadastro para vacinação de idosos com idades entre 60 a 79 anos revelou um quantitativo de pessoas dessa faixa etária que residem na capital baiana muito acima do estimado pela Secretaria Municipal da Saúde. Antes do recadastramento, a pasta estimava que cerca 245 mil pessoas dessa faixa etária moravam em Salvador. No entanto, até o momento, mais de 313 mil idosos já finalizaram a atualização cadastral no município.
“Esse pré-cadastro será de suma importância para darmos sequência ao planejamento da campanha de vacinação contra Covid-19 na capital. Estávamos utilizando uma base histórica de dados dos idosos que participaram de outras estratégias no município, como a campanha contra a influenza. No entanto, notamos que a quantidade de pessoas acima de 80 anos que procuraram nosso serviço era bem acima do estimado. Esse recadastramento vai tornar nosso planejamento mais assertivo”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
Aratu online