Idosos com 76 anos começam a ser imunizados na tarde desta sexta (12)
Os idosos com 76 anos que residem em Salvador começam a receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 nesta sexta-feira (12). A estratégia contemplará as pessoas nascidas entre 12 de março de 1944 e setembro de 1944 durante o período da tarde, das 13h às 16h.
Os indivíduos com 77 anos ou mais poderão acessar os postos exclusivos para essa faixa etária no período da manhã, das 8h às 12h. Sete drives e nove pontos fixos estarão à disposição dos idosos da capital.
Os drive-thrus estão situados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.
Os pontos fixos estão na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.
Médicos autônomos – A aplicação da primeira dose para os médicos autônomos também segue nesta sexta-feira (12), das 8h às 16h. No entanto, é necessário estar com o nome na lista, que pode ser consultada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço saude. salvador. ba. gov. br .
No local, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal. A aplicação das doses acontece nos pontos de drive-thru e fixos na Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).
Trabalhadores da saúde – A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde também é retomada hoje. Porém, serão imunizados apenas os profissionais que estiverem com o nome na lista disponível no site da SMS.
Os indivíduos que atuam na área da saúde deverão portar a carteira do conselho de classe mais cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como administrativos e higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal.
Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde, das 8h às 16h. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.
No caso dos idosos, a vacinação acontece nos mesmos postos onde são aplicados a primeira dose para as pessoas a partir de 76 anos. Para os trabalhadores da saúde, a imunização ocorre nos drive-thrus na Unijorge – Campus Paralela, USF San Martin III e Centro de Convenções, e nos pontos fixos na USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.
Vacina Express – Os idosos com 76 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br , nesta sexta-feira (12). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.
Os idosos que receberam a primeira dose em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.
Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais a situação da procura dos pontos de vacinação. As informações estão disponíveis no site filometro. saude. salvador. ba. gov. br .
Balanço – Iniciada em 19 de janeiro, a estratégia já imunizou mais de 174 mil pessoas na capital baiana, sendo que mais de 70 mil já completaram o esquema vacinal com a aplicação das duas doses. Somente ontem (11), cerca de 6 mil pessoas foram imunizadas na cidade.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom