Data de Hoje
24 September 2024

Sem apoio e sem estrutura: Professores relatam desgaste físico e psicológico nas aulas on-line na Bahia

Professores da rede pública estadual da Bahia afirmam que o sistema de aula on-line tem apresentando desgaste físico e psicológico para categoria, pois existe um acúmulo de funções no gerenciamento da plataforma disponibilizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC). O Click Notícias teve acesso aos áudios de alguns professores que dizem que não possuem condições de ministrar aulas para os estudantes e que vão acionar a APLB com objetivo que o sindicato procure mediar com a Secretaria uma outra proposta de aula.

“Os alunos estão pirateando às aulas, fizeram um meme de um professor, ficando falando palavrões, discutindo e muito mais. Quando fui reclamar, eles me trataram com deboche. Fechei a sala, vou procurar o sindicato porque não tenho condições de manter minhas atividades dessa forma. Não vou mais retornar até que sejam adotadas formas de identificar e punir esses alunos”, desabafou uma professora no áudio.

Á reportagem, entrou em contato com outro professor para buscar mais detalhes de como a SEC tem feito para instruí-los quanto ao uso da plataforma. “Está sendo uma sobrecarrega porque estamos usando nos equipamentos eletrônicos para fazer tudo. Criamos grupos de WhatsApp, fazendo vídeos-aulas, entregamos livros didáticos, fardamentos e muitos. A secretaria só faz mandar demandas e ministrar poucos cursos. Têm professores que amam ensinar, mas já pretendem pedir suas aposentarias porque está sendo muito desgastante”, revelou sobe anonimato.

Às aulas remotas do ano letivo da rede estadual da Bahia, Começaram na segunda-feira (15). Uma aula inaugural, com a presença do governador Rui Costa, foi realizada pela internet. O planejamento da Secretaria da Educação do Estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.