ATENÇÃO PAIS : Novo caso de covid é registrado no Vieira; colégio suspende aula presencial de turma
O Colégio Antônio Vieira, localizado no bairro do Garcia, em Salvador, informou nesta quinta-feira (13), que suspendeu as aulas presenciais de uma das turmas do 8° ano, após uma aluna testar positivo para o coronavírus.
Ainda nesta quinta, a instituição já tinha confirmado a infecção de outra aluna mas essa era do 5º ano e as aulas da turma dela não foram suspensas.
Segundo informações da instituição de ensino, um comunicado foi enviado para os pais do aluna do 8º ano informando que as aulas presenciais estavam suspensas por tempo determinado. O período não foi divulgado.
A estudante testou positivo para o coronavírus na última segunda-feira (10) e esteve na escola durante na quinta-feira (6).
Na nota divulgada, o Colégio Antônio Vieira afirma que tem se empenhado, conforme previsto no protocolo, para oferecer as condições de segurança para os alunos e colaboradores que frequentam o espaço.
De acordo com o colégio, cada caso suspeito ou confirmado de Covid-19, seja de aluno ou colaborador, tem sido tratado com a seriedade e cuidado que a situação inspira, sempre priorizando a vida.
Primeiro caso
Na tarde desta quinta-feira, a mãe de um aluno do Colégio Antônio Vieira, demonstrou preocupação durante entrevista ao G1, após saber que uma aluna do 5º ano do ensino fundamental testou positivo para Covid-19 na última terça-feira (11).
A mulher diz que o filho dela estava assistindo aulas virtuais durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, voltou a frequentar o colégio na retomada das atividades semipresenciais prevista para o dia 3 de maio.
Ao G1, o Colégio Antônio Vieira informou que a aluna do 5º ano do ensino fundamental só teria apresentado os primeiros sintomas quando já não estava frequentando o colégio, além de ressaltar que os alunos e profissionais da educação estavam fazendo uso de máscara e mantendo o distanciamento recomendado pelo protocolo. Por causa disso, as atividades presencias seguem, neste caso, sem alteração para a turma.
Ainda segundo a instituição, os pais da menina teriam relatado que ela teve contato com uma pessoa, no sábado (8), que apresentou um sintoma suspeito. A partir daí, a criança só teria começado a apresentar os sintomas no domingo (9) e, por esse motivo, já não foi à aula na última segunda-feira (10), quando realizou o teste.
A escola disse também que, o caso específico desta aluna, que testou positivo na última terça-feira, não se tratou de um caso assintomático.
O colégio informou que constatou também que os outros cinco colegas, que estavam frequentando a aula antes da fase de contágio da aluna, cumpriam as normas de distanciamento, higienização das mãos e uso de máscara, conforme orientado pelo protocolo.
Em relação à prevenção para evitar casos futuros, a escola explicou que existe um Comitê de Cuidado que atua em conjunto com o setor médico da escola para monitorar o cumprimento do protocolo e o aprimoramento de ações preventivas.
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.