Data de Hoje
27 November 2024

*Má gestão de José Carlos Machado na presidência estadual deixa DEM apagado em Sergipe*

Sem cargo político efetivo desde de 31 de dezembro de 2016, o presidente estadual do Democratas (DEM) em Sergipe, José Carlos Machado, deixa a desejar na gerência do partido. A frente da executiva estadual desde 2019, o ex-vice prefeito de Aracaju e do estado, na chapa com João Alves Filho, a gestão de Machado não apresentou até então bons resultados nas últimas eleições.
Um ano antes de assumir a presidência da sigla no estado, tentou candidatura pelo Partido Popular Socialista (PPS), antecessor do atual partido do senador Alessandro Vieira, Cidadania, como deputado federal, sem sucesso. No retorno ao DEM, prometeu uma ‘ressureição’ do partido em Sergipe, que parece estar a passos lentos.
No último pleito para prefeituras, o Democratas lançou 22 candidaturas e levou apenas em quatro cidades: Cedro de São João, com Layana Costa; Gararu, com Zete de Janjão; em Itabaianinha, com Danilo de Joaldo; e Itabi, com Júnior de Amynthas. Em Aracaju, a candidata à prefeitura foi a delegada Georlize Teles, que agariou 10.458 votos, ou 3,98% do total de votantes.
O fracasso nas eleições é diretamente ligada à má gestão de Machado, que ganha e peca na arrogância, e tira o protagonismo do DEM. Sem a capilaridade eleitoral dos tempos do antigo Partido da Frente Liberal (PFL), devido ao fato de não ocupar importantes cargos, o DEM parece estar estacionado. O principal nome da sigla permanece sendo o da senadora Maria do Carmo Alves, porém Machado a ignora, e vezes a questionar em público desautorizando por vezes uma das fundadoras do DEM até mesmo a opinar.
A parlamentar que já anunciou que não pretende mais concorrer às eleições, ainda segundo fontes à senadora terá candidatura na família, e mesmo assim Machado não parece querer dar espaço para a possível escolha de Maria do Carmo. Nos bastidores da política circula que Machado apenas ocupa lugar na presidência da sigla, mas quem realmente dá as cartas é um deputado estadual de outra legenda.