Diretor-geral comenta denúncia de que funcionários estariam trabalhando com Covid-19 no Detran-BA
Rodrigo Pimentel afirmou que funcionários podem denunciar anonimamente coordenadores que não estiverem seguindo orientações
Chegaram ao programa PNotícias, que vai ao ar de segunda a sexta, das 6h às 9h, na Piatã FM, denúncias de que diversos funcionários do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) estariam sendo obrigados a trabalhar mesmo com suspeita de Covid-19 e até mesmo com diagnóstico positivo. Um desses funcionários, motorista, teria falecido vítima do novo coronavírus na semana passada.
Em resposta ao programa apresentado por Jorge Araújo, Rodrigo Pimentel, diretor-geral do órgão, reconheceu que “o Detran é um órgão grande, e talvez tenha havido essa reclamação”, mas reiterou: “Não há determinação nossa para vim trabalhar”.
“Nós fazemos protocolo de segurança seguindo normas das secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Qualquer servidor com sintomas, nossa determinação é que fique em casa enquanto faz o PCR. Somente com o exame negativado ele esta autorizado e retornar”, explicou.
Questionado se seu motorista no Detran-BA teria morrido de Covid-19, Pimentel disse que houve a morte de um funcionário, mas que pretava serviço para a diretoria e não diretamente para ele: “Faleceu nosso colega motorista, lamentamos muito. Mais uma fatalidade dessa pandemia. Nós fizemos teste em toda equipe, de fato alguns estavam contaminados e foram afastados. Tem um internado, estamos acompanhando e orando pelo seu retorno”.
Rodrigo Pimentel reconheceu que a situação “preocupa totalmente”, mas salientou que “a gente faz, constantemente, busca em todos os setores. A gente segue os protocolos”.
Questionado sobre a posssibilidade da paralisação das atividades no Detran em decorrência de um possível surto de Covid-19 entre os funcionários, o diretor-geral negou. “Estamos seguindo os protocolos e não vemos necessidade de fechar o órgão todo, que é importante e presta serviço a toda população. A situação está sendo acompanhada. Estão vindo trabalhar os servidores que não estão com sintomas”.
Rodrigo Pimentel finalizou a entrevista explicando de que forma deve proceder o funcionário do Detran Bahia que tiver com sintomas do novo coronavírus: “Ele deve se isolar, fazer exame e só voltar quando der negativo e, se for positivo, quando o médico liberar. Se tiver algum dirigente do Detran Bahia agindo de forma contrária, eu peço até que nos avisem. Pode ser de forma anônima, sem nenhum problema”.