CPI vota nesta quarta (26) requerimentos para reconvocar Pazuello e ouvir governadores
A agenda da CPI da Covid-19 no Senado votará nesta quarta-feira (26) requerimentos de convocações para as próximas sessões.
Entre os requerimentos a serem analisados está a reconvocação do ex-ministro Eduardo Pazuello e as prováveis oitivas com governadores de estados.
Ao fim da sessão desta terça-feira (25), que ouviu a secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou que há 402 pedidos, mas que nem todos serão apreciados.
“Lógico que não vamos conseguir votar todos, mas vamos debater o que conseguirmos. Vamos começar às 9h30”, disse Aziz.
Pela primeira vez desde o início dos trabalhos da CPI, os senadores não vão ouvir depoentes.
Segundo apuração da CNN Brasil, na noite de segunda-feira (24), o G7 — grupo de senadores oposicionistas e independentes que compõem a comissão — se reuniu e bateu o martelo para convocar 10 governadores para prestarem depoimento.
Conforme parlamentares que participaram da conversa, serão convocados os governadores do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Nestes estados, houve investigação da Polícia Federal durante a pandemia. A estratégia do G7 é desmontar a contraofensiva de governistas.
Os senadores alinhados ao Palácio do Planalto têm reforçado o discurso de que as gestões estaduais não estão no foco da CPI. Na avaliação de interlocutores do presidente,o tom defensivo melhorou na última semana com o enfrentamento a Renan Calheiros e aos governadores.