Data de Hoje
1 October 2024

Em maio, vendas do varejo baiano têm crescimento de quase 30%

As vendas no comércio varejista baiano, em maio de 2021, registraram crescimento de 29,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado consta na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (7).

No acumulado do ano, a taxa no estado foi positiva em 9,5%. De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o crescimento das vendas do setor no período pode ser atribuído ao receio menor dos consumidores à medida que conhecem o impacto da pandemia na economia.

Além disso, o mês de maio é considerado pelos analistas de mercado a segunda melhor data para as vendas no setor, devido à comemoração do Dias das Mães.

Apesar do período ainda atípico, a retomada do auxílio emergencial, o avanço do processo de imunização no país e o dinamismo do mercado de trabalho impulsionaram as vendas nesse mês.

Por atividade, sete dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Tecidos, vestuário e calçados (410,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (97,2%), Móveis e eletrodomésticos (79,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (72,3%).

Além disso, resultados positivos foram registrados em setores como: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (66,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (27,6%), Combustíveis e lubrificantes (19,8%).

Por outro lado, apenas Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou variação negativa (-9,4%).

“Todo este cenário fez o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subir. Em maio, o crescimento foi de 3,7 pontos, passando para 76,2. Vale ressaltar ainda que as vendas do varejo baiano vêm apresentando crescimento desde abril e a Bahia segue líder na geração de emprego formal no Nordeste. Em maio foram gerados 10 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com Novo Caged”, afirmou o vice-governador João Leão (PP), secretário do Planejamento.

Muita informação