Bolsonaro anuncia Auxílio Brasil com valor 50% maior que o do Bolsa Família
Nesta quarta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou o lançamento de um novo programa social que deve substituir o Bolsa Família. O nome será Auxílio Brasil, com valor 50% superior ao do atual programa de distribuição de renda. O anúncio foi feito durante a posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
“Estamos aprofundando de modo que tenhamos um novo programa, Auxílio Brasil, de pelo menos 50% maior que o Bolsa Família”, disse o presidente, sem dar muitos detalhes sobre a iniciativa. Bolsonaro ainda brincou, dizendo que deixará os outros 50% para o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciar.
Hoje, o valor médio do Bolsa Família é de R$ 192. O presidente já havia se manifestado sobre o novo programa afirmando que ele seria de, no mínimo, R $ 300, mas que pretendia aumentar o valor para até R $ 400.
O Governo Federal já prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para instituir o Auxílio Brasil. A PEC prevê a distribuição de recursos provenientes do Fundo de Precatórios e bonificações em outras frentes, ligadas, por exemplo, ao desempenho escolar.
O Auxílio Brasil, no entanto, pode ser ameaçado pelos precatórios – dívidas da União decorrente de ações judiciais. O valor a ser pago pelo governo em 2022 já está próximo de R $ 90 bilhões, o que pode tirar espaço no Orçamento tanto do novo programa quanto de outras despesas do Estado.
* Com informações do Portal UOL.