Data de Hoje
23 September 2024

Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24%

Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24%Avanço da vacinação, além dos exames, tem repercutido na queda das taxas de ocupação dos leitos de UTI

Ainda que a variante Delta esteja em circulação pelo país, a vacinação contra a Covid-19 tem repercutido de maneira favorável nos números da pandemia na Bahia, principalmente com relação ao total de testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen/BA) e que tem apresentado resultado positivo.

Se em alguns momentos deste 2021, a média chegou a ficar próxima de 50%, em um período de 15 dias – entre 20 de julho e 03 de agosto – o índice caiu mais da metade, chegando aos 24%.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a maior porcentagem registrada, neste intervalo de tempo, ocorreu justamente no dia 20 de abril quando 33,04% dos exames liberados tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.

Por sua vez, a última segunda-feira (2) foi o dia em que a quantidade de resultados positivos foi a menor: 16,25%. Na terça-feira passada (3), o índice ficou em 18,44%.

Para se ter uma ideia da importância desta redução, em maio deste ano, a quantidade média de exames que deram resultado positivo, conforme o Lacen/BA, era superior a 47%, índice que também havia sido registrado em janeiro de 2021. No primeiro mês da pandemia na Bahia, em março de 2020, a média era de 33%.

Leitos de UTI

Número que era o principal indicador para a retomada das atividades economicas na Bahia, a ocupação dos leitos de UTI Adulto, na estado, também vem apresentado recuo expressivo.

Conforme a Sesab, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Bahia está em 49%. Bem distante dos mais de 80% registrados ao longo de parte do primeiro semestre.

Atualmente, com relação a enfermaria adulto, a taxa está em 24%. Por sua vez, os índices referentes aos leitos de UTI e enfermaria pediátrica são os mais altos: 54% e 58%, respectivamente.

No geral, foram confirmados 1.197.413 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 1.167.471 se recuperaram, mas outros 25.856 perderam a batalha para a doença. Atualmente, a quantidade de casos ativos é de 4.086.

Panorama da vacinação

Com relação às vacinas, quase 6,5 milhões de baianos já receberam pelo menos a primeira dose desde o início da campanha. Com relação a segunda aplicação, esta foi recebida por mais de 2,6 milhões de pessoas na Bahia, segundo a Sesab.

Fonte: Sesab