Crise: mais bares e restaurantes de Salvador poderão fechar nos próximos meses
Apesar da boa movimentação e retomada positiva do setor, mais bares e restaurantes poderão fechar as portas nos próximos meses. Em entrevista ao bahia.ba nesta terça-feira (10), o presidente do conselho adminsitrativo da Abrasel-BA (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Leandro Menezes, atribuiu os prováveis fechamentos à falta de aporte do poder público.
“Os reflexos desta crise vão perdurar por três a cinco anos, devido ao grande endividamento das empresas. E se não houver ajuda de verdade por parte do poder público, continuaremos com muitos estabelecimentos fechando nos próximo meses. Até o momento não há sinalização de ajuda, muito pelo contrário. A prefeitura de Salvador, por exemplo, cobrou Taxa de Fiscalização de Funcionamento em 2020, mesmo com decreto próprio, impedindo nosso funcionamento”, relatou.
Ainda de acordo com ele, além da cobrança, os donos de bares e restaurantes também estão recebendo cobranças de multas e juros considerados “exorbitantes”. “Para piorar, está impedindo a emissão do Alvará de Funcionamento para quem está devendo. Parece uma verdadeira perseguição e falta de bom senso”, afirmou Leandro Meneses.
Mesmo com o cenário delicado, o porta-voz da Abrasel-BA informou que houve bom desempenho no setor durante o Dia dos Pais, motivado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada da confiança do consumidor. “É uma data importante para os bares e restaurantes. Por toda a crise que estamos enfrentando, sem dúvidas que essa importância e o impacto de aumento das vendas foi ainda maior”, disse.
O bahia.ba procurou a Prefeitura de Salvador e aguarda posicionamento sobre as críticas feitas pela Abrasel-BA.
BAHIA BA