Data de Hoje
23 September 2024

Moderna inicia testes em humanos para vacina contra HIV

Foto: Reprodução

O laboratório norte-americano Moderna iniciou os testes em humanos para uma vacina contra o HIV. O imunizante é baseado na tecnologia do RNA mensageiro (mRna), a mesma utilizada na vacina anti-Covid.

A fase 1 dos testes em humanos, publicada formalmente no registro do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, contará com 56 pessoas de idades entre 18 e 50 anos, que não são portadoras do vírus. Essa primeira fase deve durar dez meses.

Nos testes, metade do grupo receberá duas doses iguais do imunizante mRNA-1644, enquanto a outra metade vai receber duas versões diferentes (a mRNA-1644 e a mRNA-1644v2).

Caso a primeira etapa tenha sucesso, mais duas serão necessárias para liberar a aplicação em humanos: a segunda, que vai analisar a resposta das defesas do organismo e a segurança, e a terceira, que testa a real eficácia das doses.

Os estudos para a vacina, que começaram no início da década de 1990, tiveram investimentos bilionários após a pandemia de Covid-19. Tanto o imunizante da Moderna quanto o da Pfizer/BioNTech foram aprovados ainda no fim de 2020, nos Estados Unidos.

Um outro estudo, iniciado em julho deste ano, pretende testar uma nova vacina em mais de seis mil pessoas na África, Américas (incluindo o Brasil) e Europa. Ela usa o método tradicional com um vetor, chamado de “adenovírus 26”, inofensivo aos seres humanos.

* Com informações do Portal UOL.