Data de Hoje
29 September 2024

Covid-19: Estudo aponta que veneno de cobra brasileira pode inibir em 75% avanço da doença

Foto: Getty Images

Um estudo da Unesp no campus de Araraquara, interior de São Paulo, apontou que, no veneno da cobra Jararacuçu, há uma proteína capaz de reduzir os avanços da covid-19 no organismo em até 75%.

O estudo foi publicado na revista científica Molecules no último dia 12 de agosto. A descoberta ocorreu após pesquisadores do IQ (Instituto de Química) observarem que a proteína inibiu a capacidade do vírus se replicar em células de macaco.

O grande desafio dos pesquisadores, em um aspecto geral, é desenvolver um medicamento eficiente contra a doença e que não provoque potenciais efeitos colaterais.
A ideia de analisar o veneno do réptil surgiu após a descoberta de que o antídoto da cobra tinha atividade antibacteriana, o que deu origem a novos testes sobre partículas virais, e os resultados mostraram-se animadores.

Nas próximas etapas, os cientistas irão avaliar a eficiência de diferentes dosagens da molécula e se ela poderá exercer outras funções sobre a célula, como a de proteção, evitando até mesmo a invasão do vírus.

*Com informações do UOL.