Quase sete em cada 10 brasileiros reduziram consumo de carne desde o início do ano, aponta pesquisa
Uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que 67% dos brasileiros cortaram o consumo de carne vermelha desde o início do ano. No geral, 85% dos entrevistados reduziram o consumo de alimentos desde o início do ano.
Além da carne, as quedas foram registradas em itens como arroz, feijão, frutas, legumes e pão. O ovo, ao contrário, ganhou espaço nos lares do país como substituto da proteína.
Conforme o levantamento, metade dos brasileiros (50%) estão comendo mais ovos do que antes, na única categoria de produto em que o aumento de consumo foi maior do que a diminuição.
Uma parcela de 20%, por outro lado, passou a consumir menos ovos, e 28% mantiveram o consumo, além de 3% que não consomem.
Inflação
Em agosto, mais uma vez, a inflação oficial do país veio acima do esperado. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, acelerou para 9,68% no acumulado em 12 meses, levando a uma onda de revisões entre os economistas.
Ao contrário de outros ciclos inflacionários pelos quais o Brasil passou, este não é puxado por uma alta da demanda por parte dos brasileiros, mas por choques do lado da oferta – a seca, o dólar, o petróleo, etc.
De forma geral, os choques causam um aumento de preços temporário e se dissipam. Desta vez, contudo, eles têm sido persistentes e vêm contaminando outros preços.
*Com informações do G1.