Aves assassinas eram criadas como galinhas por nossos antepassados
A ave mais perigosa do mundo, o casuar, é um animal extremamente forte e perigoso, capaz de eviscerar o que estiver em sua frente, inclusive humanos. Mesmo com toda essa agressividade, um novo estudo sugere que esses animais eram criados pelos nossos antepassados há cerca de 18 mil anos.
A criação acontecia na Nova Guiné, ilha na região sudoeste do Pacífico, e a descoberta foi feita através da análise de mil fragmentos de cascas de ovos do animal, encontrados fossilizados. O material foi avaliado através da combinação de imagens em 3D, modelagem computacional e da morfologia dos ovos. Os pesquisadores acreditam que os humanos que viviam por lá coletaram ovos de casuar prestes a entrar em fase final de fertilização, e criado as aves até que atingissem a vida adulta.
“Este comportamento que estamos vendo vem de milhares de anos antes da domesticação da galinha”, conta Kristina Douglass, uma das responsáveis pelo estudo. Ela diz que a descoberta é incomum, visto que a ave é “grande, teimosa, que não pode voar e pode eviscerar você”. Os pesquisadores dizem ainda que os filhotes de casuar podem se apegar aos humanos facilmente até crescerem, acreditando que eles são suas mães, o que justifica a segurança dos humanos em relação à agressividade do animal.
Douglass diz que os ovos podem ter sido coletados tanto para alimentação quanto para o uso das penas, mas também é possível considerar uma tentativa de criação doméstica. Independente da finalidade, a descoberta pode ser a prova de que a população de Nova Guiné foram os primeiros humanos conhecidos a domar a ave violenta.