Brasileiros aceleram compra de carros elétricos em meio à crise energética
Apesar do risco de um apagão e das possibilidades de racionamento de energia elétrica, em meio à crise energética vivenciada no Brasil e no mundo, o brasileiro não freou os planos de comprar um veículo elétrico.
De acordo com informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro de automóveis, utilitários e comerciais leves eletrificados já comercializou 24.146 veículos em 2021.
Embora tímido, se comparado à média mundial de 4,6%, o número traduz um cenário inédito no Brasil. A previsão da ABVE é ultrapassar a marca de 28 mil emplacamentos de eletrificados ao fim de 2021, o que representaria um aumento de 42% em relação a 2020.
Ainda de acordo com a ABVE, no primeiro semestre, as vendas da categoria somaram 13.899 unidades e representaram 1,4% do total de automóveis e veículos comerciais leves negociados no país. Com 3.507 veículos eletrificados emplacados, junho de 2021 se tornou o melhor da série histórica.
O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, defende a criação de uma política nacional de eletromobilidade, “com um conjunto de medidas de apoio ao transporte elétrico sustentável no Brasil”.
Entre as medidas propostas estão: equiparação do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) dos veículos eletrificados à alíquota já em vigor para os veículos a combustão (7%), um programa de instalação de redes de eletropostos em rodovias interestaduais, estímulos à inovação e ao desenvolvimento de programas para o transporte público eletrificado no Brasil.
Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a redução do ICMS de ônibus elétricos, caminhões e veículos elétricos e eletrificados, de 18% para 14,5%.
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