Data de Hoje
26 November 2024
Varela Net

Bahia se esforça, mas fica no empate com o Ceará

Foto: Felipe Oliveira/Bahia |

Varela Net

Em jogo adiado da 23ª rodada do Brasileirão, o Bahia até mostrou esforço, volume de jogo, intensidade, mas ficou mesmo no empate em 1 a 1 com o Ceará, na Arena Fonte Nova, após sair atrás no placar. Mendoza fez valer a lei do ex e marcou para o Vovô. Gilberto, com uma pintura de fora da área garantiu o empate.

O resultado deixou o Esquadrão na 15ª colocação na tabela, com 32 pontos ganhos. A três do Juventude, time que abre a zona de rebaixamento. Enquanto o Ceará é o 14º, com 33 pontos conquistados.

Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta justamente o Juventude, no sábado (29), às 19h15, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Contra o time gaúcho, o Esquadrão tentará ampliar a série invicta, que no momento é de cinco jogos sem perder.

Para o duelo de sábado, o técnico Guto Ferreira não poderá contar com os laterais Matheus Bahia e Nino Paraíba, ambos suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos. A tendência é de que Renan Guedes assuma o lado direito e Capixaba, que tem atuado no meio, volte pra a lateral esquerda. No meio, para a vaga deixada por Capixaba, o treinador terá que optar por um atleta da posição, como Lucas Mugni, se estiver à disposição, ou algum jogador de velocidade, como Ronaldo ou Índio Ramírez.

O jogo

Precisando do resultado e atuando em casa, o Bahia começou a partida imprimindo um ritmo forte. O Esquadrão conseguia ter o domínio da bola, mas faltava criatividade na hora de definir as jogadas.

A primeira chance veio aos nove minutos de jogo, em bola levantada na área, Gilberto subiu mais que a zaga cearense, mas acabou cabeceando para fora.

Com o Ceará bem fechado na defesa restou ao Bahia tentar chutes de fora da área. E em uma dessas oportunidades, Nino Paraíba chutou com a perna esquerda, que não é a boa, e acabou acertando a trave do goleiro João Ricardo.

O Bahia ainda teve duas boas chances no primeiro tempo. Ambas com Juninho Capixaba que parou no arqueiro do Vozão nas duas oportunidades, sendo uma delas uma cobrança de falta.

Os gols que faltaram no primeiro tempo não demoraram a surgir na segunda etapa. Logo aos oito minutos o Ceará saiu jogando rápido, Mendoza recebeu de Jael após uma bela tabela e bateu de esquerda para abrir o placar na Fonte Nova.

Entretanto, nem deu tempo de os cearenses comemorarem. Aos 11 minutos, Gilberto recebeu pela ponta esquerda do ataque, trouxe para o meio e bateu com muita categoria, no ângulo de João Ricardo, que não teve chances de chegar na bola, tudo igual.

A partir daí o torcedor até esperava que o Esquadrão fosse pressionar um pouco mais, entretanto, o time parou em suas limitações e mais uma vez se viu refém dos chutes de fora da área.

O técnico Guto Ferreira ainda promoveu algumas mudanças na equipe que não surgiram muito efeito.

O Tricolor ainda chegou a ficar com um homem a mais em campo depois que Cléber foi expulso, mas o Ceará soube segurar a pressão além de fazer ‘cera’ em alguns momentos, para garantir o empate.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 1 Ceará

Campeonato Brasileiro – 23ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)

Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Mauro Cezar Evangelista de Sousa (ambos do PI)

Cartões amarelos: Matheus Bahia, Lucas Araujo e Nino Paraíba (Bahia) / Bruno Pacheco (Ceará)

Cartão vermelho: Cléber (Ceará).

Público pagante – 11.446/ Renda – R$ 190.150,00

Gols: Mendoza aso 8′ do 2°T – Ceará / Gilberto aos 11′ do 2°T –  Bahia

Bahia: Danilo Fernandes; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Jonas (Lucas Araujo)/(Edson), Patrick, Daniel (Juan Ramirez), Juninho Capixaba (Ronaldo César) e Raí; Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.

Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Fabinho e Vina (Kelvyn); Erick (Rick), Mendoza (William Oliveira), Jael (Cléber). Técnico: Tiago Nunes.