Data de Hoje
20 September 2024

Homens “comemoram” chegada de 2022 atirando e matam fisioterapeuta em Salvador

Fisioterapeuta estava na laje de casa com familiares quando foi baleada

Bnews

No sábado (1º), nos primeiros segundos de 2022, homens com armas em punho resolveram “comemorar” a chegada de um novo ano atirando para cima, no bairro de Alto de Coutos, no Subúrbio de Salvador. Em uma laje de uma residência na Rua Golan, estava a fisioterapeuta Valéria Maria Cardoso dos Santos Teles. Um dos disparos atingiu a cabeça dela.

Valéria chegou a ser socorrida pelos familiares e encaminhada para uma unidade de saúde, onde recebeu os primeiros cuidados médicos, mas, por volta das 3h, ela não resistiu ao ferimento provocado pelo projétil e morreu aos 37 anos.

Antes de ser atingida, a vítima estava na porta de casa com a família. No últimos minutos de 2021, ela resolveu subir até à laje da residência para buscar algumas taças. A mulher pretendia brindar com os seus entes — o que não aconteceu.

rua golan
Crime aconteceu na Rua Golan, nos primeiros segundos de 2022 (Foto: Google Street Views)

 

Primeiro homicídio

Com base nas informações do boletim de ocorrências que envolvem homicídios e tentativas divulgado diariamente pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a morte da fisioterapeuta foi o primeiro homicídio do ano em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Naquele mesmo dia, outras duas pessoas foram assassinadas: um jovem de 17 anos, em Vera Cruz, em Itaparica, e um rapaz de 21 anos, no centro da capital baiana.

De acordo com a PM, policiais da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi) foram acionados por moradores para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo. No local, eles foram informados que a vítima foi levada para o Hospital do Subúrbio.

A Polícia Civil também foi informada sobre a morte e expediu as guias de perícia e remoção do corpo no hospital. A autoria e motivação serão investigadas pela Delegacia de Homicídios (DH/BTS). Valéria era mãe e deixa uma filha de oito anos. O corpo dela foi sepultado no domingo (2).

“Segundo um relatório médico, o tiro acertou a região da cabeça. Ela foi socorrida por parentes e veio a óbito por volta das 3h da manhã. Assim que a PM tomou conhecimento, todas as guarnições foram para o local. Nosso setor de inteligência também foi acionado para fazer levantamentos. Descobrimos que ela estava na laje confraternizando com a família e que indivíduos criminosos atiraram para o alto em comemoração a passagem de ano. Tinha poucas pessoas na laje. Foi uma fatalidade”, informou o major da PM, Paulo Neri, em entrevista a Record Itapoan, na manhã desta segunda-feira (3).