Velho e ultrapassado terminal do governo em Vera Cruz deixa população sem as lanchinhas
O velho e superado terminal do Governo da Bahia em Vera Cruz ainda não consegue operar em períodos de maré baixa, isso em pleno século 21. A população do município, que depende muito das lanchinhas, fica sem seu principal meio de transporte para Salvador. O governo ainda não ”conseguiu” fazer a dragagem e derrocagem do canal de navegação do terminal. Desde 2007 que “tenta”, mas não consegue.
Devido ao período de maré baixa prolongada, a Travessia Salvador-Mar Grande será suspensa nesta terça-feira (4) das 8h30 às 11h. Com maré baixa, as embarcações não podem atracar no Terminal de Vera Cruz,na Ilha de Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação.
A travessia iniciou as operações hoje às 5h. Oito embarcações estão em tráfego, fazendo horários de saída de meia em meia hora ou a cada 15 minutos, conforme a demanda de passageiros. Na retomada das operações, às 10h30, será mantido esse mesmo esquema de operação.
Nesta terça-feira, a maré baixa não vai prejudicar os horários noturnos da travessia. De Mar Grande, a última embarcação deixará o Terminal de Vera Cruz no horário normal, às 18h. Já a última saída de Salvador será às 19h30.
Morro de São Paulo e escunas
A Travessia Salvador-Morro de São Paulo opera normalmente nesta terça-feira, o mesmo ocorrendo com as escunas de turismo que fazem o passeio pelas Ilhas da Baía de Todos-os-Santos
Para Morro de São Paulo, o movimento de embarque é intenso. o primeiro catamarã deixou o Terminal Náutico às 8h30. Depois, ocorrem saídas às 9h, 10h30, 13h e 15h.
Do Morro, os catamarãs saem às 9h, 11h30, 13h, 14h 30 e 15h. A passagem custa R$ 113 e a viagem direta de catamarã dura em média 2h e 20m.
As escunas de turismo do “Passeio às Ilhas” da Baía de Tdos os Santos também operam normalmente nesta terça e com grande procura . No roteiro do passeio, duas paradas: Ilha dos Frades e Itaparica, com retorno a Salvador às 17h30. A tarifa do passeio é R$ 80.
JORNAL DA MÍDIA