Data de Hoje
25 November 2024

Secretário municipal de Educação afirma que aulas presenciais em Salvador não serão interrompidas

Foto: Valter Pontes/Secom
Varela Net

As aulas presenciais nas escolas municipais de Salvador não têm a menor perspectiva de serem interrompidas. É o que afirmou em entrevista ao Portal M!, o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira. De acordo com ele, o avanço da vacinação em alunos e professores e protocolos rigorosos contra o contágio da Covid-19, seguidos pelo corpo docente, fazem dos centros educacionais  ambientes seguros para as crianças.

“A escola é o ambiente mais seguro entre todas as atividades [da cidade] e vai ser a última a suspender. Não podemos esquecer que foram dois anos de aulas suspensas, com prejuízo severo de aprendizado. Retornamos com um desafio imenso”, afirma o titular da pasta.

Na capital, o retorno presencial das aulas nas escolas municipais aconteceu na quinta-feira (3). Em outros municípios do Estado, as aulas foram suspensas devido ao avanço da Covid-19, que, no domingo (6), registrou 2.305 novas infecções pelo vírus, chegando a 33.243 casos ativos da doença na Bahia.

As cidade de Cruz das Almas, Sapeaçu, Teixeira de Freitas, Conde e Santo Antônio de Jesus decidiram manter as aulas remotas, para analisar os dados da Vigilância Epidemiológica nos próximos dias.

Marcelo diz que a imunização é o  fator principal de proteção aos alunos e faz um apelo para que as famílias levem as crianças para as escolas.

“Toda comunidade escolar está vacinada, as crianças já estão com vacinação bem avançada. Há protocolos [sanitários] rigorosos que de fato estão sendo seguidos. A gente faz um apelo para que as famílias mandem as crianças para as escolas. A recuperação não vai se dá em apenas um ano, mas esse aprendizado vai ter que ser reconstruindo ao longo dos próximos anos”, pontuou o gestor.

“A criança que estava no sétimo ano em 2019, ela está agora no nono,[os professores] têm que dar os conteúdos novos e recuperar antigos”, finaliza.