Data de Hoje
25 November 2024

Usina nuclear na Ucrânia pega fogo e é tomada por forças militares da Rússia

oto: Reprodução/Redes Sociais

Tropas militares da Rússia tomaram a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, na manhã desta sexta feira (4). Algumas horas antes, um prédio de treinamento no complexo pegou fogo durante o embate, fazendo soar um sinal de alerta global sobre o risco de um acidente nuclear. A usina é a maior de toda a Europa.

A Inspeção Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia confirmou que os russos tomaram posse da usina e disse que o local está sendo monitorado para continuar operando em segurança.

Segundo o serviço de emergência estatal ucraniano, as chamas atingiram um edifício de treinamento fora do perímetro da usina. Às 6h20 no horário local (1h20 em Brasília), o fogo foi apagado. A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), regulador do setor na Ucrânia, informou que não houve alteração nos níveis de radiação na usina, porém três militares da Ucrânia foram mortos e dois ficaram feridos durante o ataque aéreo.

German Galushchenko, o ministro de Energia da Ucrânia, publicou nas redes sociais que “este pode ser o maior desastre de todos os tempos”.

Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, disse que se houver alguma explosão, o impacto será 10 vezes maior do que o acidente em Chernobyl.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também se manifestou através de suas redes sociais.

“Os tanques estão atirando em blocos atômicos. Existem 6 unidades de energia. Em Chernobyl, 1 unidade de energia explodiu. “Nenhum país do mundo jamais bombardeou unidades de energia nuclear. O estado terrorista recorreu ao terror nuclear. A Ucrânia tem 15 unidades nucleares, se houver uma explosão, é o fim de tudo! É o fim da Europa, é a evacuação da Europa. Somente ações urgentes da Europa podem deter as tropas russas.”