Confira 11 nomes para meninas e os seus significados
Escolher o nome de um bebê pode ser desafiador, é preciso considerar diversas questões e, com tantas opções bonitas, nem sempre é fácil chegar a uma decisão. Para ajudar no momento da escolha, uma sugestão é buscar o significado. Afinal, o nome é uma grande parte da vida e identidade das mulheres.
Lista dos nomes:
1. Joana
“Joana” deriva do hebraico e é por si só um nome marcante. Ele fica ainda mais poderoso por remeter à figura da Joana D’arc, uma das personalidades femininas mais conhecidas da história.
2. Frida
Frida Kahlo é uma pintora mexicana e uma das precursoras do movimento feminista. A artista, libertária e dona de obras sensíveis e que enalteciam a cultura de seu país, foi também ativista pelos direitos das mulheres. O nome próprio possui origem germânica e significa “a pacífica” ou “aquela que traz paz”.
3. Dandara
É comum que os jovens aprendam na escola sobre o líder quilombola Zumbi, mas pouco se fala sobre sua esposa, Dandara dos Palmares. Ela foi uma importante líder militar brasileira, que lutou corajosamente pela libertação dos escravos no país. Seu nome quer dizer “princesa guerreira” ou “princesa negra”. Coincidência, será?
4. Eva
De acordo com a Bíblia, é o nome da primeira mulher a habitar a Terra, nascida da costela de Adão e a mãe de todos os homens. Outra personalidade famosa é Eva Perón, política argentina que reivindicou os direitos das mulheres e dos trabalhadores e uma das responsáveis pela conquista do voto feminino no país. A tradução do nome hebraico é “a que dá vida”
5. Monique: Significa “só”, “solitária”, “viúva” ou “a conselheira”.
6. O nome Fernanda é uma variante feminina de Fernando, nome que se originou através do germânico Fredenando, derivado de Fridunanth. Composto pela junção dos termos ridu, que quer dizer “paz”, e nanthjan, nanth, que significa “ousar”, Fernanda significa “ousada para atingir a paz”.
7. Amelia
“O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo”. Quem disse essa frase famosa foi Amelia Earhart, pioneira na aviação nos Estados Unidos e primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. “Amelia” deriva do germânico “Amal”, quer dizer “trabalho”. Portanto, o nome pode ser traduzido como “trabalhadora” ou “ativa”
8. Clarice
Clarice Lispector é uma das maiores figuras da literatura nacional. Apesar de ter nascido na Ucrânia, a escritora e jornalista se naturalizou brasileira e foi autora de obras muito ricas, como “A Hora da Estrela”, de 1977. O nome próprio em si é derivado do latim “Claritia”, usado para mulheres destinadas à fama e à popularidade. Gostou?
9. Ella
Os fãs de jazz certamente conhecem Ella Fitzgerald. A cantora fez sucesso principalmente na década de 40, mas seus 60 anos de carreira a consolidaram como uma lenda em todo o mundo. O nome inglês significa algo como “luz brilhante”. Curiosidade: “Ella” é o quinta escolha mais popular entre os pais na Alemanha.
10. Dandara
É comum que os jovens aprendam na escola sobre o líder quilombola Zumbi, mas pouco se fala sobre sua esposa, Dandara dos Palmares. Ela foi uma importante líder militar brasileira, que lutou corajosamente pela libertação dos escravos no país. Seu nome quer dizer “princesa guerreira” ou “princesa negra”. Coincidência, será?
Continua após a publicidade
11. Eleanor
Eleanor Roosevelt foi uma grande ativista pelos direitos humanos, que ocupou o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos por doze anos. De origem francesa, o nome significa algo como “aquela que reluz” ou “iluminada”. Lindo, né? No Brasil, as formas mais utilizadas são “Eleonor” ou “Eleonora”, ambas com a mesma tradução delicada.
Bebê.com