Data de Hoje
25 September 2024
Chuva mudanca de tempo em Salvador Foto.Romildo de Jesus

Chuvas devem continuar em Salvador até sexta-feira

As águas de março estão literalmente fechando o verão, que termina neste domingo (20). Em Salvador, a semana começou com muita chuva por toda a cidade: moradores de diversas localidades relataram ter dificuldades para se deslocar. No Largo da Calçada, ao lado da estação de trem desativada, a água chegava aos tornozelos, deixando o trecho intransitável. Na Avenida Salvador, no Bonfim, motoristas lidaram com o aguaceiro na altura dos pneus e estabelecimentos comerciais ficaram praticamente ilhados. O Centro Administrativo da Bahia (CAB) e os bairros do Engenho Velho de Brotas, Matatu, Novo Horizonte e Doron foram os que tiveram maiores acumulados de chuvas nesta segunda.

O boletim de ocorrências elaborado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) mostrou que aconteceram pelo menos dez deslizamentos de terra, além de 14 ameaças de desabamento. A Prefeitura-Bairro de Pau da Lima foi a que mais efetuou chamados para a pasta de defesa. A Codesal diz que essa virada no tempo é causada pela formação de ventos mais úmidos provenientes do Oceano Atlântico, associado ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCN), que facilita a formação de nuvens carregadas.Assim, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta do órgão acredita que o tempo fechado deve se manter até sexta-feira (18).

“Essa chuva já estava prevista, mas não com essa intensidade em Salvador. O sistema que está atuando aqui é típico da estação do verão”, disse o meteorologista da Defesa Civil Giuliano Carlos, elencando ainda a umidade do oceano como potencializador do aguaceiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo potencial para o litoral da Bahia, tanto em relação ao acumulado de chuvas quanto para a intensidade das precipitações. No CAB, o acumulado da manhã foi de 49,6 mm, o equivalente a 32% dos 149 mm esperados para todo o mês de março. Ainda de acordo com o instituto, apenas na quinta-feira (17) a intensidade das chuvas deve diminuir, com pancadas isoladas em Salvador durante o dia.

Foto: Romildo de Jesus

Fonte: Tribuna Online