Shopee supera iFood e se torna app de compras mobile mais usado do Brasil
Após um crescimento “meteórico” em apenas dois anos, a Shopee superou o iFood e agora é líder no ranking de apps de compras mais populares no Brasil. Os dados são da pesquisa do Mobile Time sobre pagamentos e comércio móvel (m-commerce) no país, referentes a março de 2022.
As estatísticas revelam que, após sete anos de realização da pesquisa, os mesmo três aplicativos se revezavam nas primeiras posições do ranking. Mercado Livre, Americanas e iFood sempre foram os mais populares no Brasil, sendo que o último liderava no ano passado, segundo os dados do Mobile Time.
No entanto, o cenário começou a mudar rapidamente, ainda em 2021, com a chegada da Shopee:
Mudança de metodologia reforça liderança da Shopee
Vale ressaltar, porém, que houve uma mudança na metologia da pesquisa entre 2021 e 2022. Desde que os dados começaram a ser compilados pelo site de notícias especializado na cobertura da indústria móvel, a elaboração do questionário nunca havia sido alterada.
Até então, os entrevistados listavam até três aplicativos que mais usavam para compras de mercadorias físicas. O Mobile Time informou que, como o comércio móvel “ainda estava engatinhando” sete anos atrás, os pesquisadores acreditavam que o mercado estaria muito “fragmentado”, por isso seria melhor dar a oportunidade para que as pessoas ouvidas informassem mais de um app.
Por outro lado, em 2022 o mercado brasileiro já apresenta bastante maturidade no m-commerce. Por isso, no novo relatório a Mobile Time optou por afunilar a pergunta para apenas um app, reforçando assim a liderança da Shopee na nova pesquisa.
“Passamos a pedir que os entrevistados informem um único app de m-commerce, aquele que mais usam para fazer compras. E assim a Shopee conquistou o primeiro lugar com folga.”
Pesquisa Panorama do m-commerce no Brasil, do Mobile Time
tecnoblog
O aplicativo de compras foi citado por 21% dos consumidores móveis brasileiros entrevistados, tomando o primeiro lugar do ranking. A posição era do iFood até então, que neste ano ficou com 15% das respostas, enquanto o Mercado Livre e Americanas acabaram no terceiro e quarto lugar, respectivamente com 14% e 9% dos votos.