Data de Hoje
22 September 2024

jornalista torturada com soco-inglês de apartamento em Copacabana

Vídeos da câmera de segurança do prédio na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, mostram a fuga da jornalista Luka Dias, de 37 anos, do apartamento do namorado, Fred Henrique Lima Moreira, na última sexta-feira, dia 29. As imagens mostram a mulher, com hematomas pelo corpo, descendo nove andares de escada, após ser mantida por três dias no imóvel e agredida com cassetete e soco-inglês por ele, o que provocou traumatismo craniano e fratura na mandíbula. Ontem, o criminoso foi preso e indiciado por tentativa de feminicídio, estupro, cárcere privado e tortura.

Na tarde desta quinta-feira, o juiz Pedro Ivo Martins Caruso D’Ippolito manteve a prisão temporária de Fred Henrique Lima Moreira, durante audiência na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte da cidade. Na decisão, o magistrado considerou a legalidade da prisão efetuada por policiais da 12ª DP (Copacabana). De acordo com as investigações da distrital, a jornalista manteve um relacionamento com Fred nos últimos oito meses, período em que ele já demonstrava um perfil violento e manipulador.

 

Fred Henrique Lima Moreira, que foi preso e indiciado por tentativa de feminicídio, estupro, cárcere privado e tortura.
Fred Henrique Lima Moreira, que foi preso e indiciado por tentativa de feminicídio, estupro, cárcere privado e tortura.

Segundo a delegada Natacha Alves de Oliveira, titular da 12ª DP, o criminoso chegou a agredir a companheira em 31 de dezembro do ano passado e no dia 26 de abril, ocasião em que começou a ofendê-la com acusações de infidelidade e depois passou a golpeá-la com o cassetete nas pernas, costas e cabeça.

Na manhã seguinte, ao acordar, a vítima tentou gritar por socorro e acabou por receber um mata-leão por pelo menos três vezes. Fred ainda puxou o cabelo da namorada e arremessou no solo, dando golpes em sua cabeça até a mulher desmaiar. Na última sexta-feira, ela conseguiu deixar o apartamento e procurar a delegacia.

— Tive que reconstruir meu maxilar e ainda estou muito deformada, mas graças a Deus não corro mais risco de vida. Agora, o que eu posso dizer para as mulheres é: tenham coragem! A vida é muito linda e vale muito a pena enfrentar os nossos agressores. Somos muito mais fortes do que pensamos: basta acreditarmos nessa nossa força e no trabalho da polícia, que foi extremamente ágil, eficiente e cuidadosa. Não somos o sexo frágil, somos o sexo forte, somos imbatíveis! Apesar de a minha família ter desmoronado com tudo que aconteceu, sobrevivi a uma agressão física e a um abuso mental. Hoje, tenho a certeza de que sou uma sobrevivente — relatou Luka Dias, em entrevista ao GLOBO.

Contra Fred Henrique Lima Moreira foi cumprido um mandado de prisão temporária. Em sua ficha criminal, já anotações por violência doméstica, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e resistência. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.