Data de Hoje
11 November 2024
Foto: Betto Jr./Secom Por: Bruno Brito (Muita Informação)

Comcar entrega proposta para implantação de novo circuito do Carnaval já a partir de 2023

Bruno Reis afirmou que o projeto será avaliado pela equipe técnica da Prefeitura de Salvador

O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) entregou, nesta quinta-feira (18), ao prefeito Bruno Reis (União Brasil), a proposta de implantação de um novo circuito do Carnaval, situado entre a Boca do Rio e a entrada de Patamares. Segundo a prefeitura, o projeto entregue é para a festa de Salvador em 2023.

A ação ocorreu no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença de representantes do Comcar, além do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a proposta do Conselho aponta benefícios e vantagens da realização da folia no trecho de orla que vai do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, até a entrada da Avenida Pinto de Aguiar, em Patamares.

A medida apresentada pelo Comcar seria uma alternativa para trazer mais conforto a moradores e visitantes, principalmente pela saturação de público no Circuito Dodô (Barra/Ondina), melhor estrutura para mobilidade, acessibilidade e serviços públicos em geral.

Bruno Reis salientou que o documento agora será avaliado pela equipe técnica da prefeitura. “Vamos discutir internamente os detalhes e a viabilidade de execução dessa proposta. A intenção é dar o parecer com maior brevidade possível”, assegurou.

No entanto, embora a prefeitura tenha garantido que a proposta apresentada nesta quinta seja para 2023, o presidente do Comcar, Joaquim Nery, havia afirmado em entrevista ao Portal M! concedida em julho que, caso o projeto fosse viável, a mudança ocorreria apenas para a edição de 2024.

“Na realidade, nada existe de concreto, mas o que ficou claro na discussão, é que, caso o estudo se mostre positivo, ele não poderia ser para o Carnaval de 2023, porque está muito próximo, e a gente acha que qualquer estudo teria que ser para o Carnaval de 2024”, disse na época.

A informação da prefeitura também vai de encontro à carta entregue por representantes de entidades ligadas à festa ao Comcar, que julgaram precipitada uma mudança já em 2023.

Na ocasião, a Associação dos Blocos Alternativos (ABA), Associação dos Blocos da Barra (ABB), Associação Baiana dos Blocos Carnavalescos com Trio (ABT) e a Associação Baiana dos Camarotes (ABC) avaliaram que o período até o Carnaval é muito curto e que não existe tempo suficiente para a mudança. Segundo eles, se houver alteração, que seja a partir de 2024.

Portal M! tentou contato com o Comcar para saber mais detalhes do projeto e se a proposta seria viável para 2023, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.