Data de Hoje
23 November 2024
Foto: Divulgação/APIB | Varela Net

Indígenas Pataxós são mortos e outros ficam feridos em ataque a tiros na Bahia

Adolescente pataxó de 14 anos foi morto com tiro na cabeça durante o ataque

Dois indígenas pataxós morreram e outros ficaram feridos após um ataque a tiros no município de Prado, no extremo sul da Bahia, na madrugada do último sábado (4). De acordo com as primeiras informações, homens com armas calibre 12, 32, fuzil ponto 40 e bomba de gás lacrimogêneo atacaram o povo Pataxó.

O ataque a tiros vitimou dois adolescentes, um de 14 anos, que faleceu na hora com um tiro na cabeça. O segundo adolescente foi baleado em diversas partes do corpo e chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com lideranças do povo Pataxó, os conflitos na região do extremo Sul da Bahia tiveram início pela falta de demarcação do território tradicional Pataxó, que permitiu a invasão por diversas monoculturas, com destaque ao eucalipto e à agropecuária extensiva.

Em seguida, o povo Pataxó ocupou de forma pacifica uma área do território que era explorada pela monocultura de eucalipto. A partir deste momento os indígenas denunciaram que foram ameaços e sofreram diversos ataques.

Entramos em contato com a Polícia Militar da Bahia para apurar mais informações sobre o caso, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos demais feridos no ataque a tiros.