Data de Hoje
23 November 2024
Foto: Otávio Santos/Secom | Por: Bahia.Ba

SMS promove imunização contra pólio e multivacinação em escolas municipais

Estratégia prevê vacinação em instituições localizadas em Brotas, Pituaçu, Roma e Saramandaia, nesta terça-feira (13)

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá continuidade, nesta terça-feira (13), à estratégia de imunização contra pólio e multivacinação em escolas da capital.

A busca ativa do do público alvo desta vez contempla o Centro Municipal de Educação Infantil Virgem de La Almudena, em Brotas; o Centro Municipal de Educação Infantil Iacy Vaz Fagundes, no Acupe de Brotas; a Escola Municipal de Pituaçu, em Pituaçu; o Centro Municipal de Educação Infantil Arlete Magalhães, em Roma; e a Creche Escola Nossa Senhora das Graças, em Saramandaia.

Na última semana, quando a estratégia foi iniciada, cerca de 500 estudantes foram imunizados. Além da vacinação nas escolas, as doses também estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 156 unidades básicas de saúde da rede municipal.

“Nosso intuito é, conjuntamente com a Secretaria de Educação, realizar a imunização em todas as escolas da rede municipal de Salvador. Com isso, esperamos proteger um número significativo de crianças contra a pólio e demais vacinas que fazem parte do calendário básico. Esse é mais um esforço da gestão municipal para ampliar as taxas de coberturas vacinais na cidade”, explicou o titular da SMS, Decio Martins.

Campanha contra pólio – Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha, e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, a exemplo da tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG.